Mapa de João Teixeira Albernaz (1600-60)
No mapa de
Juan de La Cosa de 1500, talvez o primeiro mapa espanhol (após a escola catalã), aparece uma imagem de
São Cristovão, aludindo a uma relação entre as viagens do outro Cristovão - Colombo, e o santo padroeiro dos viajantes, cuja imagem era associada a transportar o menino Jesus.
Muitos mapas dos Séculos XVI (fins) e XVII aparecem decorados com figuras de Nossa Senhora e do menino, resultado da crescente da afirmação do catolicismo, que invocava uma devoção à Imaculada Conceição, tornando-se uma característica acentuada elevada a padroeira nacional em 1646. Na devoção nacional e espanhola, como marca distintiva de implantação do catolicismo no povo, Nossa Senhora vai substituir progressivamente o papel de Jesus Cristo, a ponto da maioria das procissões e festas populares lhe serem dedicadas, sendo talvez uma assinalável excepção as festas do Senhor Santo Cristo nos Açores.
É interessante que em paralelo começa a desenvolver-se em Portugal um culto a Santo António, associando-o também à imagem do menino Jesus, talvez por iniciativa dos franciscanos.
Nesse sentido, é curioso apresentar aqui um mapa de João Teixeira Albernaz, que coloca uma imagem de Nossa Senhora, central, mas o menino Jesus está ao colo de Santo António... a poente.
Autoria e outros dados (tags, etc)