De da Maia a 08.01.2020 às 19:38
Caro João,
em primeiro lugar, muito obrigado pelas palavras muito simpáticas e ilustradas.
Gosto de fazer estas compilações em PDF para me ir lembrando do muito que vai sendo feito aqui. A compilação ela própria demora uns diazinhos... mas o resultado final vale a pena.
Agora, talvez menos do que nos primeiros anos - nesses sim, pode-se dizer que perdi imenso tempo a tentar arranjar algum nexo para entender esta patranha em que todas as almas foram metidas.
Estes últimos 5 ou 6 anos têm sido bastante "relax", e já raramente perco dias a pesquisar a fundo...
Muitos dos assuntos interessantes agora são motivados pelos vossos comentários, e a participação do João nestes últimos anos deu para bastantes postais.
Como fomos aprendendo, com conversas em nível de discussão aceso, não é preciso concordar sempre para deixarmos clara qual é a nossa posição.
Por exemplo, a importantíssima questão dos coches antigos foi basicamente um assunto desenvolvido a partir dos comentários do João, e creio que aí todos ficámos a perceber que nesse fumo há muito fogo escondido, e que se pretende que fique para sempre enterrado.
Neste espaço de blogues há muito trabalho com valor inestimável, e há algumas pessoas que vão dedicando o seu tempo, persistentemente, a reunir muita informação que doutra forma poderia ir ficando perdida. Por exemplo,
http://montalvoeascinciasdonossotempo.blogspot.com/
https://biclaranja.blogs.sapo.pt/
Agora, é claro, é preciso estar sintonizado para dar, sem receber nada em troca (falo por mim)... exceptuando umas palavras simpáticas, de vez em quando.
Quando tiver mais tempo (mas não sei quando isso irá ocorrer, porque em Portugal arranja-se sempre maneira de distribuir trabalho inútil às pessoas), penso em reunir as coisas de forma muito mais resumida, objectiva e sintética.
Mas isso parece-me ser um trabalho complicado, e ainda não tive a motivação necessária para montar esse puzzle.
Agora, é claro que sendo um dos cinco participantes mais activos neste blogue, a sua participação é importante e só seria "medíocre" se o blogue fosse medíocre.
Se alguém tiver coragem de o sustentar, que o faça... mas ao longo destes 10 anos, ninguém teve coragem de se predispor a isso, e por acaso nem sequer aqui apareceram bocas avulsas descartáveis.
Assim, vamos andando neste caminho do "orgulhosamente sós", mas sem censura ou moderação, abertos a todas as críticas, e aprendendo com elas, se pertinentes.
Obrigado pelo seu contributo, e um abraço,
da Maia