De Anónimo a 29.12.2017 às 11:57
Caro Alvor,
Tenho procurado bastante sobre este enigma, mas os resultados resultam, quase sempre em mais questões que respostas.
Começando:
1 - Datas.
As datas da "galica" ou do "autor do livro" ou maioria de registos, requerem sempre confirmação.
Assim, parti do principio que a data não seria o ponto de partida.
2- Símbolo.
O "símbolo", "emblema", "brasão", "bandeira" ou "estandarte", devem ser reconhecidos para significarem algo para o leitor.
Nos dias de hoje, poderia representar Portugal numa pintura com um rectângulo com partes "iguais" só a verde e vermelho, que o mensagem, representação da figura seria entendida pelo receptor da mensagem. No entanto, o mesmo não seria possível noutras épocas, ou mesmo se nos dias de hoje representasse por um outro "icone" qualquer, "um smile" por exemplo.
Dizer que o que está representado no estandarte são as "nossas" quinas, é tão possível como as quinas de qualquer outro, mas o facto é que parecem "quinas" ou "moedas" ou "cinco moedas" envolvidas por "algo" a que chamarei (por falta de outro termo)"palha".
3- Ponto de partida: Moedas ou "palha?
Dinheiro, poder, bancos, influência. São termos ligados à "moeda" que motivam guerras, ocupações, comercio e "des-cobrimento".
E a palha?
A palha, o trigo, o pão. Certamente seria um símbolo importante à altura da publicação do livro, talvez não seja palha, talvez seja "cestaria", talvez seja arquitectura, um motivo "mourisco" de padrão entrelaçado?
Na dúvida, pareceu-me um bom ponto de partida para investigar a moeda e a "palha" (ou a imagem que envolve as "moedas".
4- Nível 1
Caso os "pontos" azuis, sejam de facto "moedas", é possível, logo no amigo google, encontrar ligações ao local.
Uma simples busca por "imagens semelhantes", resultou no seguinte link:
https://www.bl.uk/catalogues/illuminatedmanuscripts/results.asp?OriginID=503
Cocharelli, Cuttings from a Latin prose treatise on the Seven Vices
Os 7 vicios, dinheiro, "moeda", está lá!
E a "palha"?
A Figura 8 (Avaricia) <-Interessante!
Link: https://www.bl.uk/catalogues/illuminatedmanuscripts/ILLUMIN.ASP?Size=mid&IllID=24279
Descrição: Detalhe de uma miniatura com cenas de banca e usura: de um homem que tira dinheiro de um baú, retratado dentro do Banco di San Giorgio, Génova.
Origem: Itália, NW (Gênova)
E lá está a "palha", ou agora, entendo como não sendo "palha", é agora o "nó" que prende o contracto bancário entre o depositante e o depositário, entre o "credor" e o "devedor", talvez para Cocharelli, entre o "avarento" e a "consciência".
Qual a ligação?