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Magos

23.09.10
As referências a Reis Magos (Gaspar, Melchior, Baltazar) levam-nos imediatamente ao registo do Novo Testamento, sobre o seu fugaz e misterioso aparecimento aquando do nascimento de Jesus Cristo. Seguindo uma estrela, encontraram o filho de Maria, e entregaram presentes na forma de ouro, incenso e mirra. Este é o registo bem conhecido que aprendemos desde crianças, notando ainda que em Espanha é no dia 6 de Janeiro que se distribuem os presentes natalícios.

As referências a Magos aparecem noutro contexto dos descobrimentos portugueses. Por exemplo, no Livro dos Três Místicos, a que tive apenas acesso a esta página:

encontramos nas margens laterais os possíveis místicos/magos (à esquerda, um vestido de castanho e outro de verde; à direita, um vestido de vermelho e outro de azul). Do lado direito contrasta, uma representação cadavérica, com a estilizada, do lado esquerdo. O livro é de D. Manuel, tratado como César Manuel.

Na obra de Francisco de Souza (1570) encontramos esta referência a uma ilha Santa Cruz dos Reis Magos, a oeste da Madeira:
A oeste da Ilha da Madeira 65 ou 70 legoas, está uma grande Ilha que se chama Santa Cruz dos Reis-magos, que tem de comprido trinta legoas, e de largo no mais estreito quinze legoas, e pola banda do sul está em 32 graos, e corre athé 34 ao norte, e corre-se noroeste susueste, e tem por todas as faces grandes Bahias e enseadas, grandes arvoredos, e Ribeiras, e boas agoas, como d'isto mais largamente tenho informações dos antigos, e se arruma pola maneira aquy posta em uma carta Franceza, que tenho onde está aluminada, e presumesse que tem gado.
Tal ilha não existe, e a melhor descrição para possível localização será na zona referenciada aqui, onde há assinaláveis baixios... a menos que a Ilha da Madeira fosse outra, ou que o livro tivesse uma especulação falsa, não censurada pela Inquisição. 
Na Madeira, acabamos por encontrar afinal uma outra referência, à Praia dos Reis Magos, em Santa Cruz, é ainda na Madeira que encontramos o profundo Canhão da Calheta, tal como o Canhão da Nazaré.

No Brasil, na cidade de Natal, encontramos a Fortaleza dos Reis Magos, edificada em 1598:

Natal, Belém, Reis Magos, na mesma zona nordeste do Brasil, acabam por estar associadas na toponímia ao nascimento de Cristo... acidentalmente, ou não, já que as habituais explicações se mostram com a fortuitidade da cidade, ou do forte, ter sido erigido em data natalícia.

Ainda em Portugal, acabamos por ter uma antiga localidade pré-histórica, cujo nome Salva-Terra de Magos, tem origens desconhecidas, mas consta prender-se com uma origem associada a magos persas.

Continuando por essa associação persa, vamos aos antigos registos de magos, mais precisamente recuamos ao tempo de Zaratustra, e a Ka'ba-ye Zartosht:

(continua...)

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publicado às 04:25


18 comentários

De Anónimo a 29.03.2017 às 17:36

Caro "Alvor-Silves",

Antes de mais peço desculpa por intrometer nos comentários.
Encontrei hoje uma página num livro (muito difícil de ler)com um título estranho "1561 - Abreu, Lisvarte de ESTELIVRO HEDELISVAR- TE DABREV QUEHOMA NDOV FAZER - @ Acervo Museu Nacional do Mar".
A minha interpretação do nome do autor é Luis Duarte de Abreu e não Lisuarte ou Lisvarte como se encontra pela WWW.

Este livro encontra-se disponível apenas para consulta na Biblioteca Pierpont Morgan Library em NY. No entanto existe um livro em facsimile que pode ser adquirido e cuja cópia digital está disponível no site do Portal Barcos do Brasil.
Link: http://www.portalbarcosdobrasil.com.br/handle/01/607

Folheei o livro todo, ignorando a transcrição, tentando conjugar em Português o que me parece ter sido escrito tal como falado ou seja pelos sons, daí ter interpretado o nome do dono do livro para Luís Duarte de Abreu contrariamente ao que aparece escrito "Lisvarte de Abreu".

Se reparar na página 239 do link acima, temos uma nau que combate 6 galés e um pequeno bote com 3 figuras.
Nessa página está escrito "REIS MAGOS DE SOQORO" (SOQORO pode ser lido como "socorro" em auxilio, ou como um lugar "Socorro, Quezon City, Philipinas" ou "Socorro, Goa").

O codice parece-me muito detalhado em todas as folhas, termina com 4 páginas, após a "tomada das galés junto a Mascate por Dom Fernando em 1555", que pouco descrevem o que se está a passar.
Presumo que o feito a ser recente se tratava de conhecimento geral e por essa razão não terá colocado informação por escrito?!?

Cumprimentos,
DJorge

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