Nalguns textos seguintes irei transcrever uma obra sobre a maçonaria que apareceu em 1822, ou seja em plena época das lutas liberais.
Não me interessa especialmente o caso da maçonaria, interessa-me mais enquanto forma mais visível de estabelecimento de algum controlo ou poder global.
O dominó
O jogo do dominó sempre me pareceu pouco interessante, mas começa por ter o interesse no seu nome, cujo acento no "ó" serve apenas um mero disfarce. Da mesma forma é menos interessante a alegoria das peças de dominó que caiem umas após as outras, tocando na inicial. O jogo do dominó não consiste nisso, isso é apenas um subproduto do que se faz com as peças de dominó.
O seu nome na tradução literal deveria ser domínio.
Uma
página sobre a etimologia da palavra dominó dá-nos uma pista interessante:
from French domino (1771), perhaps (on comparison of the black tiles of the game) from the meaning "hood with a cloak worn by canons or priests" (1690s), from Latin dominus "lord, master" (see domain), but the connection is not clear. Klein thinks it might be directly from dominus, "because he who has first disposed his pieces becomes 'the master.' " Metaphoric use in geopolitics is from April 1954, first used by U.S. President Eisenhower in a "New York Times" piece, in reference to what happens when you set up a row of dominos and knock the first one down.
A referência sublinhada é de Ernest Klein (
A Comprehensive Etymological Dictionary of the English Language. Elsevier, 1971), e a menção é importante.
Com efeito, quem primeiro conseguiu colocar todas as suas peças no jogo, encaixando nas peças dos outros, tornou-se senhor do tabuleiro.
Do registo histórico que nos foi instruído, vemos poucas ocasiões em que houve um poder que se conseguiu encaixar nas peças adversárias, passando a senhorear todos os acontecimentos como peças num jogo.
Um poder com registo de aspirações globais terá sido o do Império Romano, e forma como emerge é quase tão enigmática como quando submerge numa "invasão bárbara". Não vou antes na história, ao poder egípcio ou mesopotâmico, porque os registos são ainda mais vagos. No entanto, é na tradição judaica da aliança fenícia entre Salomão e Hirão, que a maçonaria vai colocar as suas pedras fundacionais, buscando uma tradição dos cavaleiros do Templo de Salomão, os Templários.
Em vários momentos poderiam ter sido evitadas as invasões bárbaras que levaram ao sucumbir da estrutura de poder dos Romanos. Acresce que só a parte ocidental do império sucumbiu, e se tivesse havido qualquer vontade de Roma restaurar o velho império, bastaria conjugar esforços com os exércitos de Constantinopla.
Roma quis cair propositadamente, e não quis voltar a reunir a parte ocidental com a oriental.
Os cristãos foram acusados de terem levado à ruína romana, e Santo Agostinho, ao tentar contestar esta tese propalada no seu tempo, dá-lhe sentido.
Santo Agostinho morrerá mesmo no cerco de Hipona, enquanto o Conde Bonifácio e Flávio Aécio disputavam o poder de Roma, trocando favores da imperatriz regente Gala Placídia, ao mesmo tempo que convocavam para as suas causas os exércitos de vândalos (Bonifácio) ou de hunos (Aécio).
Há vários indícios que apontam para uma propositada mudança de sociedade, tendo em vista o modelo cristão medieval que iria permanecer durante um milénio. Roma iria subsistir como capital do mundo ocidental, com exércitos de bispos e padres, conselheiros imprescindíveis dos monarcas bárbaros. A população via arruinada a vida nas antigas cidades romanas, que caíram sem comércio numa rápida degradação. Restava à população o regresso à vida campesina, em terras que não eram suas, e onde trabalhariam como servos... numa versão em que a escravatura era imposta pela fome e não pela espada.
O processo não foi imediato, teve a idealização e construção de um inimigo sarraceno, que concentrou as preocupações de Constantinopla a oriente... após Justiniano não mais os imperadores bizantinos ousaram grandes incursões a ocidente.
A situação é de tal forma caricata que quando Constantino estabeleceu o cristianismo como religião oficial romana, a escolha de Bizâncio para nova capital faz tanto sentido, quanto não ter optado pela escolha natural que seria... Jerusalém!
As duas formas de cristianismo - católico e ortodoxo, resultaram exclusivamente desses dois focos de poder terem por base a divisão do império entre ocidente (Roma) e oriente (Constantinopla).
A imposição do modelo medieval no seu esplendor só foi conseguida com Carlos Magno, ou seja, praticamente 4 séculos depois do início da sua idealização. Só a partir daí se consolidou o processo de apagamento da memória, da conversão de todas as tradições e registos pagãos, fechando a Europa num esquema de reis e príncipes dependentes da obediência directa a Roma.
Toda a documentação oficial continuava a ser escrita em latim, como se fosse essa a língua de Cristo... enquanto o latim desaparecia por completo da fala e dos ouvidos, mesmo em Roma - não sendo de forma alguma banido, quando até as missas eram recitadas em latim.
O único registo algo singular era o da corte inglesa, normanda, que usava o francês, preservando a sua raiz recente, e esquecendo a sua origem normanda... de paragens vikings. Os restantes regentes bárbaros usavam a língua das populações - que não se tinha perdido, nem durante o domínio romano.
Este poder romano só começou a ter real contestação após as Cruzadas. O mundo medieval que se fechara na Europa ocidental, voltaria a abrir-se, em especial com a inclusão dos escandinavos, dos vikings, como reinos cristãos.
A aniquilação dos cátaros, e a extinção formal dos Templários, foram alguns dos exemplos de como se iria preparar uma mudança de mentalidades na Europa, liderada nos bastidores pela comunidade judaica. Pouco a pouco, o comércio voltou a ganhar importância, e cada vez mais no final da época medieval. Seria através do poder do dinheiro, enquanto sangue do comércio, que se iria processar a grande mudança que levaria ao fim da Idade Média. A existência de papas e anti-papas, especialmente com os papas de Avinhão, começou a colocar em causa a ordem de Roma.
Foi após a instabilidade dos antipapas, que surgiram sucessivamente autorizações papais para "descobrir", e a Europa fechada nos campos, começou a reviver o comércio nas cidades, abrindo-se ao mundo.
O ponto final que selou a mudança do poder de Roma deu-se com a contestação luterana, e a contra-reforma católica, que terminou com a derrota do poder papal na Guerra dos Trinta Anos.
É a partir daí que se começa a definir uma nova ordem mundial, pelos tratados entre nações, sem intermediação papal. O novo poder complexifica-se com o comércio liderado pelas Companhias das Índias, e o modelo de sociedade medieval representado por D. Quixote, depressa desaparecerá.
Passado o milénio medieval, o comércio irá impor-se de novo, e as grandes cidades vão retomar o esplendor passado.
É neste contexto pós-Guerra dos Trinta Anos, quando o poder papal está em declínio, mas não perdeu o seu dominó, que a maçonaria irá definir-se numa forma de religião alternativa, com os seus próprios segredos, contestando o poder aristocrático.
O aparente vazio de poder global, concentrado durante quase dois milénios em Roma, irá estabelecer-se na Grande Loja Maçónica de Londres, numa altura em que a nossa princesa D. Catarina é prometida para o restauro do poder monárquico inglês de Charles II, finda a experiência de Cromwell.
Segue a introdução da obra que irei transcrever.
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O Véu Levantado ou o Maçonismo Desmascarado,
isto é
o ímpio e execrando sistema dos Pedreiros-Livres
conspirados contra a Religião Católica e contra o trono dos soberanos.
Obra traduzida do Francês para instrução dos Portugueses: acrescida com um Apêndice que contém os sinais e senhas dos Pedreiros-Livres, e a constituição Maçónica em Portugal.
Impressão Liberal
LISBOA,
ANNO 1822
Rua Formosa Nº42.
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INTRODUÇÃO
Ainda que muitos Autores têm tentado dar-nos uma história da Franc-maçonaria, podemos dizer que ninguém até agora nos tem instruído perfeitamente do verdadeiro estado desta execranda sociedade.
Tudo é mistério, tudo emblema e segredo desta Arte Real e o verdadeiro segredo escapa no meio dos segredos simulados de que se acham envolvidas todas as suas ridículas cerimónias. Há poucos mações em estado de descobrirem nelas a verdade, ainda que se lhes assegure que só se acha na loja e que está escondida aos olhos dos profanos. Com tudo uma vez que hoje, mais que nunca, é interessante aos mações e aos que o não são, mas que infelizmente o podem vir a ser, o saberem em que consiste esta Ordem, e o fim para que ela foi estabelecida, nós vamos examinar o mistério de sua origem, de suas cerimónias, o seu fim, e as obrigações que contraem os que nela entram; da união destas coisas é que nós esperamos fazer sair uma grande luz, mais interessante, e mais luminosa do que aquela que brilha aos olhos pasmados de um jovem mação. Uma só toca e deslumbra os olhos de seu corpo; a outra pelo contrário ilustrará sua alma, e lhe descobrirá um projecto sinistro, e a consumação da iniquidade a mais condenável em seus ímpios projectos e a mais perigosa, que até hoje se tem manifestado ao mundo desde a origem do Cristianismo.
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